Ancora para caiaque ????

Aqui vamos tratar de Assuntos mais sérios e polêmicos, que não se encaixariam nos outros foruns!

Moderador: Barracuda Team

Ancora para caiaque ????

Mensagempor rafacanoas » 27 Dez 2009, 19:32

pessoal,
neste fim de semana estreiei meu caiaque barracuda.
Pesquei em uma lagoa e num açude. Show de bola. O caiaque supriu todas as expectativas.
Só tive um probleminha. Como o caiaque é muito leve, não conseguia me fixar num ponto. Tinha que procurar estruturas para parar.
Acho que esse problema possa ser solucionado com uma ancora.
O que vc costumam utilizar ????
Abraços,
Rafael
rafacanoas
Primeiras Remadas...

Data de registro: 05 Dez 2009, 07:13
Estilo de pesca: fly

Re: Ancora para caiaque ????

Mensagempor Padovan » 27 Dez 2009, 20:03

Rafael, parabens pela estréia, dai pra frente que venham muitas remadas e pescarias!!!
Quanto a âncora, eu já pesco a um bom tempo de caiaque e nunca usei, tanto não acho necessário, como uso o lento deslocamento a meu favor, pois consigo ir mudando os pontos aos poucos... e ir pinchando levado pela corrente ou pelo vento.
Essa é a minha opinião, com certeza terão pessoas que são a favor da utilização, porem algumas não pescaram nem 2 a 3 vezes com o caiaque e defendem sua utilização.
Acho que só a prática com o caiaque vai te dizer aos poucos, se vale a pena ou não...
Gde abs!!
"Fly no Caiaque vicia. Ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado."
Ricardo Padovan
Padovan
Barracuda V.I.P.

Data de registro: 18 Nov 2009, 20:33
Estilo de pesca: FlyFishing

Mensagempor rafacanoas » 28 Dez 2009, 09:10

Ricardo,
concordo com voce em parte.
Em determinadas situações, como num rio, é bom que o caiaque va se deslocando aos poucos.
Mas no meu caso, muitas vezes irei pescar num açude ou em lagoa.
Imagine as estruturas estão na beira da lagoa e o vento te desloca para o meio da lagoa.
Neste caso, vc da duas pinchadas e tem que remar novamente em direção a beira.
Foi esta dificuldade que enfrentei. Creio eu que neste caso a melhor solução seja uma ancora.
Agradeço por sua opinião.
Abraço,
Rafael
rafacanoas
Primeiras Remadas...

Data de registro: 05 Dez 2009, 07:13
Estilo de pesca: fly

Mensagempor Rampado » 28 Dez 2009, 10:12

Rafa, quanto a ser arrastado, a canoa e o caiaque são igualmente arrastados! qualquer embarcação sofre de arrasto por vento/mare...

no seu caso, como são aguas calmas, lhe recomendo não uma ancora, mas uma pequena poita, algo pesado que va se arrastando ao fundo e em vez de para-lo completamente, simplesmente torne o arrasto bem lento!

Se insistir na ancora, para caiaque são utilizadas entre 1 e 2,5kg, de acordo com o tipo de fundo do local... Eu que pesco em areia, utilizo uma bruce de 2kg e ela trava até 4 caiaques na boa!
Arnaldo Rampado
BARRACUDA TEAM
Rampado
Site Admin

Data de registro: 18 Nov 2009, 16:22
Estilo de pesca: Kayak Jigging

Mensagempor Padovan » 28 Dez 2009, 10:47

rafacanoas escreveu:Ricardo,
concordo com voce em parte.
Em determinadas situações, como num rio, é bom que o caiaque va se deslocando aos poucos.
Mas no meu caso, muitas vezes irei pescar num açude ou em lagoa.
Imagine as estruturas estão na beira da lagoa e o vento te desloca para o meio da lagoa.
Neste caso, vc da duas pinchadas e tem que remar novamente em direção a beira.
Foi esta dificuldade que enfrentei. Creio eu que neste caso a melhor solução seja uma ancora.
Agradeço por sua opinião.
Abraço,
Rafael

È acredito que vai de cada um, eu pesco em tudo que é canto, e do jeito que pincho bastante, o que eu não teria paciência, seria de ficar erguendo a poita.....rs Aonde vc costuma pescar???
Mas vale então a dica do Arnaldo...
Gde abs!!!
"Fly no Caiaque vicia. Ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado."
Ricardo Padovan
Padovan
Barracuda V.I.P.

Data de registro: 18 Nov 2009, 20:33
Estilo de pesca: FlyFishing

Mensagempor Marcelo_90 » 17 Jan 2010, 17:29

Primeiro a solução caseira e barata
O peso suficiente de 1.5 a 2kg pode ser conseguido com menos de um metro de corrente(dependendo do elo). Mas tem que observar a ferrugem que solta apos o uso.
Ou peças de caminhão em aço. Usadas ou quebradas é claro. Encontradas em ferro velho ou desmanches.
Para rios quanto mais lisas melhor, senão vai trazer muita alga embaraçada e lama fedida. Ganchos são totalmente desnecessários seja em represas e principalmente em corredeiras.
Tenho também uma de chumbo, 3.5kg, derretido dentro de uma latinha de cerveja mas a que uso sempre pesa 2kg.
Já nas lojas não saberia informar pq não conheço nenhuma em seu estado. Mas a barra de busca Google tá ai, néh!!
É isso.
Marcelo_90
Barracuda V.I.P.

Data de registro: 02 Jan 2010, 18:35

Mensagempor Prilip » 17 Jan 2010, 19:10

Possuo uma Bruce e uma Folding que pesam 750g cada. Atualmente 1m de corrente me bastam.

Abraços,
Adriano Prilip
Barracuda Team
Prilip
Moderador Global

Data de registro: 18 Nov 2009, 16:24
Estilo de pesca: pesca com mosca

Mensagempor TIMBO » 25 Jan 2010, 20:20

Pessoal,

Eu fiz uma ancora com chumbo fora de medida que não usava mais, derreti em uma lata de massa de tomate, coloquei uns ganchos de engradado de fogão, pode não ter ficado bonito, mas que segura, segura, e olha que pesquei em Santos com o mar agitado e não tive problemas, segue foto:

Imagem

obs: O problema é explicar para a esposa que isto não estraga o fogão!

Um abraço a todos
TIMBO
Primeiras Remadas...

Data de registro: 22 Jan 2010, 21:33
Estilo de pesca: Caiaque/Praia

Mensagempor Andre Campos » 25 Jan 2010, 21:08

A minha eu fiz em casa com restos de materiais (custo quase zero) pesa aprox. 700g e segura bem, inclusive no mar com correnteza....uso cabo de 4mm e não corrente.
Imagem
Abandone os calmantes... vai pescar que passa....
Andre Campos
Primeiras Remadas...

Data de registro: 18 Jan 2010, 18:38
Estilo de pesca: Todas

Mensagempor Rampado » 26 Jan 2010, 09:13

acho esses modelos caseiros de ancora muito legais e num perdem em nada para as vendidas nas lojas...
Arnaldo Rampado
BARRACUDA TEAM
Rampado
Site Admin

Data de registro: 18 Nov 2009, 16:22
Estilo de pesca: Kayak Jigging

Retornar para Debates